A Busca da Beleza - A arte e os artistas na Grécia Antiga - by José Ribeiro Ferreira Rui Morais

By José Ribeiro Ferreira Rui Morais

Show description

Read Online or Download A Busca da Beleza - A arte e os artistas na Grécia Antiga - VOL. I ARQUITECTURA GREGA PDF

Similar nonfiction_5 books

The Zapu and Zanu Guerrilla Warfare (Studia Missionalia Upsaliensia)

This used to be a seminal contribution to the heritage of the Zimbabwean liberation conflict, which ended with independence in 1980. The ebook takes a thought of view of either side within the guerrilla conflict, yet is very interested in the Zapu part. on the time of penning this was once kind of uncharted territory, to a point the results of the political final result of the struggle, which within the identify of nationwide harmony, silenced the Zapu tale.

Additional resources for A Busca da Beleza - A arte e os artistas na Grécia Antiga - VOL. I ARQUITECTURA GREGA

Sample text

443), Fénix ensinara Aquiles também 54 Vol. I - Arquitectura Grega a fazer discursos e não apenas a praticar nobres feitos. Ora com a afirmação da pólis ou cidade-estado ao longo da época arcaica — ou seja no decurso dos séculos VIII a VI a. C. — a necessidade de intervir no Conselho e na Assembleia, um órgão colegial o primeiro e constituído por todos os cidadãos a segunda, obriga o dirigente a ter de usar da palavra e a saber convencer os seus concidadãos. Embora a Magna Grécia não tenha sido um foco de democracia, a presença aí de ekklesiastéria — recente descoberta de um em Paestum (figura 40) e de outro na Ágora de Metaponto (figuras 41 e 42) — atesta que o povo era consultado.

Da outra parte do pátio, pequenas construções de uma só planta que deviam ser destinadas a lojas ou locais de serviço. No curto espaço de tempo de sobrevivência da cidade, algumas 49 A Busca da Beleza. A arte e os artistas na Grécia Antiga destas casas foram sendo ampliadas, anexando-se unidades habitacionais contíguas e alargando a pastás, transformando-o num verdadeiro peristilo. Muitos espaços foram ornamentados com pinturas parietais e com mosaicos figurativos realizados com pequenos seixos.

Foi construído, a norte do anterior, um segundo edifício, deixando livre o espaço reservado a um altar provavelmente dedicado a Zeus. Ekklesiastéria Os ekklesiastéria eram edifícios para funcionamento da Assembleia (Ekklésia) que reunia todos os cidadãos da pólis na Grécia antiga. A política foi um elemento fundamental da cultura helénica, explícito desde os Poemas Homéricos. Como se deduz de um passo célebre da Ilíada (9. 443), Fénix ensinara Aquiles também 54 Vol. I - Arquitectura Grega a fazer discursos e não apenas a praticar nobres feitos.

Download PDF sample

Rated 4.64 of 5 – based on 22 votes